O Podcast de Paulo Araújo, traz-nos todos os dias, da meia-noite à uma da manhã, outro dia na LAC! | LAC - 95.5 FM - Luanda Antena Comercial | Praceta Luther King, nº 5, Luanda - Angola | Telefone: +244 222 394989/395040 | e-mail: lac@lacluanda.co.ao | Emissão experimental

CRÓNICA DE LUÍSA ROGÉRIO | AMANHÃ É OUTRO DIA - 31-12-14

PROMESSAS RENOVADAS!
LUÍSA ROGÉRIO
E já estamos a 31 de Dezembro. Para trás ficam 365 dias que transmitiram a sensação de terem passado demasiado rápido. Brevemente, com o ano de 2014 terão ficado promessas, incumprimentos, metas não transpostas e desejos protelados. Não interessa se o fracasso se deve a falta de capacidade de realização ou ao factor conjuntural, o que vai dar ao mesmo ponto. No plano pessoal, o ano prestes a envelhecer, será mais um a reforçar a impressão de que vivo no país do eterno futuro adiado.
Frustrações e incumprimentos à parte, o prenúncio de um novo ano representa sempre o reacender de qualquer coisa. É hora de traçar novos planos. Fazer as inevitáveis reflexões que transformam algo tão corriqueiro para a humanidade, como o fim e início de um novo ano, em época realmente especial.
O que falhou? Como implementar aquele projecto? O futuro é a incógnita que a Deus continua a pertencer. Mas os meus desejos para o ano vindouro ainda me pertencem. Por isso, decidi fazer mais do que equacionar as minhas ideias e anseios numa folha de papel. Exactamente como li naquele livro de auto-ajuda.
A antevisão de um ano com dificuldades decorrentes da queda dos preços de petróleo no mercado internacional justifica o gesto. Nem precisa ser economista para entender que a subida dos preços de combustível e o fim da subvenção do Estado a alguns dos derivados do extinguível ouro significa alguma coisa menos simpática. As consequências da dependência do petróleo aproximam-se a passo de gigante. Prevê-se inflação. Eventualmente, recessão e crise económico-social.
Mas não vale a pena sofrer por antecipação. Bastante optimista, quanto não estou "crisáustica", apenas apetece-me augurar um bom ano. Como dizia, tomei uma atitude. Vim celebrar a passagem do ano no ponto mais a sul do continente. Engana-se quem pensa que vou a alguma festa glamorosa na Cidade do Cabo. Também não tenho intenções de ver o belíssimo espectáculo de fogo-de-artifício que dizem ser o maior de África. O reencontro com amigos e familiares fica para melhor ocasião.
A deslocação e tudo o resto nem é assim tão cara, apesar da época alta para o turismo em Cape Town. Milhares de pessoas de várias partes do mundo "invadem" a cidade. Mas turismo é conversa para outra crónica. Estou apressada. Vou ao Cabo da Boa Esperança. Ali onde, naquele dia há muito tempo, o português Bartolomeu Dias venceu as tormentas. Prometo orar com toda a fé do mundo. Vou rezar, testemunhada pela minha mochila, pela renovação da esperança. Não cabem no pacote pedidos para descoberta de novos campos de petróleo. Ou de kimberlitos que geram anualmente lucros de sei lá quantos milhões.
Em 2015 desejo ser cidadã de um país onde se respeitam os valores proclamados na sua Constituição. Almejo um país com argumentos melhores do que barras de ferro para dialogar. No Cabo da Boa Esperança, bem perto do local onde os oceanos Índico e Atlântico se fundem, confundindo o visitante, vou acender uma vela para que todas as forças do universo conspirem a nosso favor.
Com todos os problemas inerentes aos conflitos da raça humana, mulheres e homens da nossa Pátria não podem perder a capacidade de sonhar. É imperioso ter motivos para acreditar que Angola pode ser um país melhor para os seus filhos. Sinto a chamada dos ventos do sul. Em menos de 24 horas, este dia derradeiro de 2014 dará lugar ao novo ano. Para já, marcamos encontro para 2015, na expectativa de que dentro de um ano haja um balanço positivo. Preparados para vencer o cabo das tormentas? 

CRÓNICA DE LUÍSA ROGÉRIO, JORNALISTA, PARA AMANHA É OUTRO DIA 31-12-14 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DIRECTO no seu computador O Podcast de Paulo Araújo, traz-nos todos os dias, da meia-noite à uma da manhã, "Amanhã É Outro Dia" | LAC - 95.5 FM - Luanda Antena Comercial | Praceta Luther King, nº 5, Luanda - Angola | Telefone: +244 222 394989/395040 | e-mail: lac@lacluanda.co.ao DIRECTO

Biólogos Estudo Costa Angolana by Lacamanha on Mixcloud